Liderança e desafios em debate no Encontro Catarinense das Mulheres Profissionais da Contabilidade
Data de Publicação: 20 de março de 2025
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro
Fotos: Maitieli Weber
No mês da mulher, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), por meio da comissão CRCSC Mulher, realizou nesta quarta-feira (19/03), o Encontro Catarinense das Mulheres Profissionais da Contabilidade.
O evento reuniu cerca de 120 profissionais de diversas regiões do estado para debater temas como liderança, empreendedorismo, inovação, mercado e comportamento.
Atualmente, as mulheres representam 46% dos profissionais da contabilidade em Santa Catarina, uma presença significativa que reforça a importância da equidade e do protagonismo feminino na profissão.
As profissionais foram recebidas pela presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, que ressaltou a necessidade de avanços para ampliar a presença feminina nos espaços profissionais.
"Seria maravilhoso se, em um futuro nem tão distante, não precisássemos reafirmar nossa presença a todo momento. Que fosse natural ocuparmos espaços, estarmos onde queremos, sem a necessidade de provar nossa capacidade a cada passo. Mas ainda é preciso. Precisamos lutar pela equidade para que a liderança feminina não seja uma exceção, mas uma realidade constante. Já mostramos ao mundo que somos plenamente capazes. Nossos resultados, nossa dedicação e nossa competência falam por si. Mas ainda precisamos avançar e garantir que as futuras gerações encontrem portas abertas. Que possamos, em breve, abrir eventos como este sem precisar reafirmar nossa relevância, porque ela já será inquestionável. Mas, por enquanto, seguimos fazendo.”, declarou a presidente.
"É com imensa alegria que realizamos este evento especial em homenagem às mulheres da contabilidade, proporcionando momentos únicos de celebração, aprendizado e conexão neste mês da mulher. Ver tantas profissionais aqui reunidas, compartilhando experiências e se fortalecendo mutuamente, é extremamente gratificante. O sucesso desta edição nos enche de orgulho e nos motiva a seguir em frente. Que este seja apenas mais um passo em nossa jornada de valorização das mulheres na contabilidade", ressaltou a coordenadora da comissão CRCSC Mulher, Milena Propp.
A programação do evento contou com palestras inspiradoras. A primeira delas, "Mulheres que Lideram: Transformando Desafios em Oportunidades", foi ministrada pela contadora Fabiana dos Santos, vice-presidente técnica do CRCRS e mestre em economia. Em sua fala, a especialista destacou a importância de galgar lideranças e ter uma visão maior do mercado de trabalho para superar obstáculos e desafios.
Na sequência, a especialista em Segurança da Informação, consultora de produtos e serviços e professora universitária, Juliane Beckdorf, apresentou a palestra "Ferramentas e Estratégias para as Profissionais da Contabilidade". Em sua exposição, ressaltou a importância da adaptação às novas tecnologias e ao uso da inteligência artificial no dia a dia da profissão. “Não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta. O contador que souber utilizar inteligência artificial terá uma vantagem competitiva no mercado", afirmou Beckdorf.
Segundo Juliane os contadores já estão incorporando a inteligência artificial em diversas atividades, como por exemplo, comunicação, automação de tarefas repetitivas e pesquisas. “A IA não é o futuro, ela já está aqui e quem dominar irá se diferenciar”.
O período da tarde teve início com a palestra "Desafios e Perspectivas do Mercado para a Mulher Profissional da Contabilidade", conduzida por Jordana Vieira, contadora, empresária contábil e auditora independente. Em sua apresentação, Jordana destacou três grandes temas que atualmente impactam o setor contábil: inteligência artificial, reforma tributária e estratégias de vendas e crescimento.
"O futuro ainda não está escrito. A reforma tributária representa a maior transformação na nossa profissão em 40 anos, e teremos que aprender juntos, pois o novo sistema tributário nos coloca no mesmo patamar", afirmou a palestrante.
As apresentações encerraram com a palestra "O Poder do Sim", ministrada por Jerusa Furlani, administradora, pós-graduada em Recursos Humanos e treinadora comportamental de alto impacto. Durante sua apresentação, Jerusa abordou temas como crenças, comportamentos, autoconhecimento e autoestima. "Aprendemos a dizer muitos 'sins', mas é essencial encontrar o equilíbrio entre eles", enfatizou.
Ao final, as participantes assistiram a apresentação cultural de Ieda Frasson, contadora que também atua como palhaça, e confraternizaram em um happy hour com apresentação da cantora Patrícia Mell.
CONHEÇA OS PATROCINADORES DO EVENTO:
Diamante:
- Thomson Reuters
- Juliana Simon Celebrante
- SM TAX Inteligência Tributária
- CDL Palhoça
- Sebrae SC
- Delas
- CIEE SC
Ouro:
- Orsitec Assessoria Contábil
- Faracon Contabilidade
- ITC
Bronze:
- Floripana Seguros
- BSSP
- Meta Linear Assessoria Contábil
- Mary Godoy Doces