Free cookie consent management tool by TermsFeed
Datas importantes


Desde o primeiro presidente, o guarda-livros e perito Lindolfo Anatércio Gonçalves Pereira, até o contador Adilson Cordeiro, o CRCSC foi presidido por 25 profissionais da Contabilidade.

Data Descrição
1870 O imperador D. Pedro II reconhece a Associação dos Guarda-Livros, estabelecida na Corte.
1905 Os diplomas da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e Escola Prática de Comércio de São Paulo passam a ser reconhecidos como oficiais.
1916 Criados o Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais e a Associação dos Contadores, em São Paulo. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, é fundado o Instituto Brasileiro de Contabilidade.
1920 Apresentados no Senado projetos de regulamentação da profissão, pelo senador Raymundo Miranda.
1924 O I Congresso Brasileiro de Contabilidade defende a aprovação de lei para regulamentar o exercício da profissão.
1929 Na lei das falências, a classe assegura aos contadores diplomados por escolas reconhecidas a prerrogativa da verificação judicial das contas dos livros das empresas envolvidas em processos falimentares.
1931 Decretos determinam que guarda-livros e contadores devem se registrar na Superintendência do Ensino Comercial.
1932 Decretos determinam que guarda-livros e contadores devem se registrar na Superintendência do Ensino Comercial.
1944 Na primeira Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo, é apresentado o anteprojeto de lei prevendo a criação dos Conselhos de Contabilidade. O texto é encaminhado ao Ministério do Trabalho.
1946 O presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, assina o decreto 9.295/46, que cria o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e regulamenta a profissão de "Guarda-Livros" (hoje técnicos em Contabilidade) e Contador.
Outubro de 1946 O CFC aprova a Resolução de número 3/46, que dispõe sobre a organização dos Conselhos Regionais, criando as condições e estabelecendo as principais regras para o seu funcionamento.
Janeiro de 1947 O CRCSC Começou a funcionar na sede da Associação Profissional dos Contabilistas de Florianópolis, na Rua Trajano, 33 - centro de Florianópolis.
Janeiro de 1949 O CRCSC muda-se para o 4ª andar - sala 2 - do Edifício do Montépio dos Funcionários Públicos de Santa Catarina, na Rua Trajano, esquina com a Rua Conselheiro Mafra, na Capital.
Dezembro de 1949 A sede do CRCSC é transferida para o Edifício Ipase, 2º andar, sala 9, localizado na Praça Pereira Oliveira.
Janeiro de 1974 Instalou-se em sede própria, no 9º andar do Edifício Dias Velho, na Rua Felipe Schmidt, 303.
1º Junho de 1974 Inaugurada oficialmente a primeira sede própria do CRCSC, localizada no 9º andar do Edifício Dias Velho, na Rua Felipe Schmidt, 303.
2001 O CRCSC torna-se o primeiro conselho de classe no país a publicar um balanço social, prestando contas das ações que desenvolve em favor da sociedade e da categoria que representa.
2001 No dia 14 de dezembro, o CRCSC passa a ocupar a sede atual, na Avenida Beira-Mar Norte.
11 de Junho de 2010 Sexta-feira, 11 de junho de 2010. Nesta data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 12.249/10 - publicada no Diário Oficial da União deste dia 14 - consolidando mais uma grande conquista para a classe contábil brasileira. A Lei, entre outras providências, altera o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, que regulamenta a profissão contábil no território nacional.

© Copyright 2022 - Direitos reservados